O que é Tesouro Direto?

Como dito, o Tesouro Direto é um título público de renda fixa. Ele é emitido pelo Tesouro Nacional, que é um órgão do governo federal junto com a Secretária do Tesouro Nacional (STN). Assim, qualquer pessoa pode “emprestar” dinheiro para o governo através do investimento em um título do tesouro direto.

Mas como funciona o investimento no Tesouro Nacional? Existem vantagens e desvantagens?

Assim como acontece com qualquer tipo de investimento, o Tesouro Direto possui pontos positivos e negativos. Eles dependem de uma série de aspectos, tanto em termos financeiros, quanto pessoais. Então, quando o investimento no Tesouro vale a pena?

Investir no Tesouro Direto sempre vale a pena. No entanto, é importante que você entenda que esses ativos podem ser usados em diferentes estratégias de curto, médio e longo prazo. Assim, o melhor momento para investir no Tesouro Direto é aquele que os títulos disponíveis estão de acordo com os seus objetivos financeiros. Por exemplo, se você deseja comprar um carro daqui a 5 anos, é importante contar com uma boa rentabilidade.

Assim, verifique quais são os títulos disponíveis e conte com a atuação dos juros compostos. A grande procura por títulos públicos registrada nos últimos anos se deve principalmente à rentabilidade atrativa, considerando o baixo risco dessa opção. Como um investidor preparado, é fundamental que você conheça os principais pontos positivos ou negativos e que os analise em relação aos seus objetivos e ao seu perfil de investidor. 

Para ajudá-lo, listamos as vantagens e desvantagens do Tesouro Direto. Confira abaixo:

Facilidade

Investir no Tesouro Direto é muito simples e rápido: você só precisa ter acesso à internet e uma conta em uma instituição financeira. Diariamente, todos os títulos são disponibilizados em horários definidos para a compra e venda. Então, você investe do conforto da sua casa!

Risco e segurança

Por que os títulos do Tesouro Direto são considerados mais seguros do que a Poupança? O Tesouro Direto é considerado como um investimento de baixo risco porque ele é emitido pelo governo, que é o órgão máximo do país. A possibilidade de quebra do Estado é muito baixa, mais baixa do que a de outras instituições financeiras. Portanto, é possível considerar que, de maneira geral, o Tesouro Direto é mais seguro do que a poupança.

Rentabilidade do Tesouro Direto

Qual a rentabilidade do Tesouro Direto? Os títulos públicos se tornaram uma das estrelas da renda fixa, principalmente, por conta de sua rentabilidade. Com eles, você pode obter bons rendimentos sem abrir mão da segurança. Basicamente, o Tesouro Direto Selic possui rentabilidade muito próxima a 100% do CDI, que é o benchmark da renda fixa. No entanto, existem outros títulos interessantes, como o novo Tesouro Direto Prefixado com vencimento em 2022. Caso a taxa Selic se mantenha no patamar atual, o seu rendimento tende a ser de 120% do CDI, ou seja, 7,77% ao ano. Além do rendimento atrativo desse ativo, a venda antecipada também pode trazer bons lucros ao investidor. Isso é possível porque os títulos são precificados diariamente, conforme as expectativas do mercado quanto aos juros futuros. Basicamente, quando eles caem, o preço dos papéis aumenta. Assim, eles estão valendo mais do que você pagou. Ao vendê-los, você obtém os ganhos. Fique sempre atento à marcação a mercado, ou seja, à atualização do preço dos ativos, para saber o quanto você receberia se vendesse seu título hoje.

Liquidez diária

Uma das grandes vantagens de investir no Tesouro Direto é a liquidez diária. Isso significa que você pode solicitar o resgate do Tesouro Direto a qualquer momento. Neste caso, o próprio governo faz a recompra dos títulos. E em apenas um dia útil, o dinheiro já se encontra disponível na sua conta. A liquidez diária permite que o Tesouro Direto seja flexibilizado a diversos objetivos de investimento. Alguns exemplos são fundos de emergência, aposentadoria ou compra de um imóvel.

Acessibilidade

Investir no Tesouro Direto é acessível, mesmo para pequenos investidores ou para quem ainda não sabe muito sobre o assunto. Hoje, com apenas R$ 100,00, você já pode se tornar um investidor de títulos públicos.

Taxas e tributos

Como a maioria dos investimentos, o Tesouro Direto possui alguns custos, que são as taxas e impostos. De acordo com o valor investido e o prazo de aplicação, eles tomam uma parte dos seus ganhos.